O que acontece quando os dentes chegam ao Banco

Os dentes encaminhados ao BDH serão manipulados conforme os itens descritos abaixo:

 

– DENTES PARA FINS DIDÁTICOS (ENSINO):

Primeiramente, os dentes doados receberão limpeza mecânica com água e sabão. Em seguida serão removidas cáries, cálculos e restos ósseos através de raspagem da superfície com curetas, aparelho de ultrassom e a utilização de motor de alta/baixa rotação. Haverá então, separação dos dentes por grupos segundo a anatomia e posicionamento na cavidade oral. Eles serão armazenados em geladeira em recipientes contendo água comum que será trocada uma vez por semana.

Os dentes utilizados para fins didáticos (ensino), somente serão esterilizados quando forem entregues para os alunos requisitantes. Ele serão envoltos em gaze, e esterilizados dentro de embalagens apropriadas para autoclave. Os dentes poderão ser separados conforme as necessidades de cada disciplina solicitante, sendo armazenados sob refrigeração, em água comum, trocados uma vez por semana e mantidos em potes hermeticamente fechados.

Para que possam retirar os dentes, os alunos deverão assinar uma ficha cadastral comprometendo-se a devolver os mesmos ao término do semestre vigente.

O número e o tipo de dente que será emprestado a cada aluno, será estabelecido conforme contrato firmado entre o BDH e o responsável pela disciplina solicitante.